E-ANAIS
O 10° Colóquio de Pesquisa foi um sucesso, contando com a participação de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais da área de arquitetura e urbanismo, que assistiram às palestras e participaram das atividades durante toda a semana.
Todas as palestras foram gravadas e serão disponibilizadas neste site tão logo seja possível.
Os anais do evento podem ser acessados neste link.
Esperamos todos no 11° Colóquio de Pesquisa, em 2020.
ESTRUTURA DO EVENTO
CLIQUE AQUI para ter acesso à programação detalhada do EIXO 1
CLIQUE AQUI para ter acesso à programação detalhada do EIXO 2
CLIQUE AQUI para ter acesso à programação detalhada do EIXO 3
CLIQUE AQUI para ter acesso à programação detalhada do EIXO 4
Ao estabelecer um fórum de discussão sobre os temas definidos UIA 2020, o 10° Colóquio de Pesquisas do PROARQ tem como objetivo geral apresentar propostas para cada um dos quatro eixos temáticos definidos, reunindo as pesquisas desenvolvidas no Programa.
Para atender aos objetivos propostos, o evento se organiza dentro dos quatro eixos principais definidos para o UIA 2020 reunindo as pesquisas e contribuições relacionadas com os temas emergentes, conforme definido pelo Comitê Organizador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Avaliar de que forma as pesquisas em desenvolvimento no PROARQ estão contribuindo para cada um dos eixos temáticos considerando que todos tratam de questões emergentes para a arquitetura e o urbanismo nacionais.
- Incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas no programa de forma a garantir o desenvolvimento de investigações para os quatro eixos temáticos estabelecidos.
- Divulgar as pesquisas integrando graduação e pós graduação da FAU UFRJ
- Formular uma proposta a ser apresentada aos organizadores do UIA 2020 como contribuição do PROARQ ao evento mundial que ocorrerá no próximo ano.
Eixo 1: Diversidade e Mistura
Neste eixo pretende-se incrementar as discussões em torno à diversidade e mistura de culturas e ao inter-relacionamento com outros campos profissionais de diversos tipos, como as questões antropológicas, políticas, sociais, culturais, econômicas entre outras.
No PROARQ três linhas de pesquisa desenvolvem temáticas relacionadas à esse eixo: Teoria e Ensino de Arquitetura, Preservação e Gestão do Patrimônio (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Projeto de Revitalização e Restauração (Mestrado Profissional). Os docentes e pesquisadores que participam dessas linhas de pesquisa desenvolvem projetos que trazem contribuições expressivas à esse eixo temático conforme será apresentado neste Colóquio.
Eixo 2: Mudanças e Emergências.
As mudanças do mundo contemporâneo e seus reflexos no campo da arquitetura e do urbanismo, com ênfase nas dimensões social, ambiental e tecnológica, serão discutidas neste eixo temático. O desafio imposto pelas novas tecnologias, tanto relacionadas ao processo de concepção como aos processos construtivos, e suas implicações sobre o processo criativo e produtivo da profissão são aspectos relacionados com este tema.
No PROARQ, as linhas de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído, Arquitetura, projeto e sustentabilidade (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Gestão e Sustentabilidade do Patrimônio (Mestrado Profissional), reúnem as investigações sobre o tema..
Eixo 3: Fragilidades e desigualdades
Este eixo toma como mote os desafios mundiais para o enfrentamento das fragilidades e as desigualdades urbanas, os grandes contingentes populacionais vivendo em condições precárias em favelas, cortiços, ruas, abrigos temporários, assentamentos precários e moradias produzidas por autoconstrução ou autogestão, não raro expostos a condições de grande vulnerabilidade e constante violência urbana.
Essa temática está mais presente nas investigações em desenvolvimento em três linhas de pesquisa do PROARQ: Cultura, Paisagem e Ambiente Construído e Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Projeto de Revitalização e Restauração (Mestrado Profissional). .
Eixo 4:Transitoriedades e fluxos
O fio condutor das reflexões serão os deslocamentos, buscando ampliar a compreensão sobre as transitoriedades e os fluxos na escala planetária e nas escalas locais em suas dimensões demográfica, temporal e humana. A velocidade desses novos fluxos tem contribuído para a consolidação de uma cultura global e a globalização da prática da arquitetura e do urbanismo, buscando debater as implicações dessa realidade na formação e na prática profissional contemporânea.
No PROARQ as pesquisas desenvolvidas nas linhas Cultura Paisagem e Ambiente Construído (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Projeto de Revitalização e Restauração (Mestrado Profissional) trazem uma contribuição relevante para este tema.